O mal caráter de alguns torcedores e a rivalidade do futebol carioca

No dia 28 de agosto após o clássico carioca entre Flamengo e Vasco, a onde o jogo terminou empatando em 0 a 0, tivemos um post do Thyago Eriksson (@ThyaguinhOshoW) que é colunista do Vasco no Blog Plantão do Futebol falando do que aconteceu na partida.


No final do texto "Clássico carioca termina empatado, e o treinador do Vasco é levado para o hospital." o Thyago Eriksson não soube expressar bem sobre a nota triste do jogo, na onde ele colocou a frase "Após a entrada da ambulância para levar treinador vascaino até o hospital, a torcida do Flamengo ecoou no estádio, gritos de "Uh vai morrer" repetindo varias vezes."


E isso acabou repercutindo muito mal e muitas pessoas acabram vindo reclamar sobre isso sendo que o colunista Thyago Eriksson que não deixou o clubismo de lado e citou que foi a torcida toda do Flamengo que estava presente no estádio Engenhão começou a cantar "Uh Vai Morrer" para o técnico vascaíno Ricardo Gomes.


Esse fato realmente ocorreu, mas foi um pequeno grupo de 10 a 20 pessoas que estavam gritando essa frase na hora do incidente com o técnico Ricardo Gomes.


Mas em duas datas diferentes acabaram ocorrendo coisas bem piores entre a torcida vascaína que comemorou muito como se fosse uma vitória dois desastres da torcida do Flamengo, a primeira aconteceu em 1992 na final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Botafogo, a onde a grade da arquibancada acabou cedendo e 82 pessoas acabaram caíndo sendo que três sairam em estado grave do estádio.


E a torcida organizada Força Jovem acabou criando uma música zombando das pessoas que sairam feridas do estádio do Maracanã.


“Ô balancê, balancê,
escute o que eu vou te dizer,
 a festa da Raça esta em extinção,
 vocês viram na televisão,
 coitadinha da Raça,
a Raça do Urubu (Tomou no...),
tentou voar do Maraca legal,
e caiu na geral,
ô balancê, balancê...”
outra música,
“Nada mais gostoso que cair da arquibancada,
Raça Fla já caiu de lá, ê ê ê ê
 Raça Fla já caiu de lá”.




O segundo fato aconteceu no dia 16 de novembro de 2007, a onde a torcida do Vasco e do Botafogo se uniram para armar uma emboscada para a torcida Jovem do Flamengo, que estava indo para um jogo de basquete entre Flamengo e Vasco, um torcedor da Força Jovem do Vasco acabou matando um membro da Jovem Fla o torcedor Germano Soares da Silva e ainda o vascaíno saiu comemorando com a camisa suja de sangue do torcedor do Flamengo como se tivesse conquistado um título.


Vejam o vídeo da matéria dessa emboscada que aconteceu em 2007:





Para tentar acabar com essa rivalidade fora de campo gostaria que vocês torcedores fizessem a leitura do texto do colunista Jason dos Reis (@JasonAtleticoMG) que falou sobre um "Pedido de Paz nos Clássicos".


Observação: Lembrando que não chamei o Thyago Eriksson (@ThyaguinhOshoW) de mal caráter, apenas citei o nome dele por ter feito o texto sobre o pós jogo do clássico carioca entre Flamengo e Vasco.

8 Responses to "O mal caráter de alguns torcedores e a rivalidade do futebol carioca"

  1. o post é excelente e o assunto é intrigante, mas não adianta... sempre seremos (nós rubro-negros) os culpados...

    os caras erraram ao gritar, mas.. ninguém sabia ao certo o que acontecera no momento! afinal, nenhuma torcida é santa e grita isso até pro juiz...

    enfim, o assunto renderá bastante, mas eu não encerro por aqui! parabéns Lucas... pela sensibilidade!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Lucas. Na verdade, é tudo uma grande hipocrisia. Torcedor é passional, a paixão muitas vezes não releva a razão, e quando essa paixão é multiplicada por centenas, milhares de pessoas, a coisa fica perigosa. Porque nesse contexto de multidão existem pessoas ruins, sem educação, sem formação, pessoas de mente pequena, enfim. E esse tipo de gente é perigoso, ainda mais quando está em bando e com a paixão à flor de pele, como é o caso das torcidas organizadas de futebol.
    Generalizaram o coro de 15 a 20 imbecis que usaram o Manto Sagrado no Engenhão pra fazer piada com coisa séria. Aquelas pessoas, não as isentando de qualquer culpa, não sabiam da gravidade da situação. Mas nada justifica, claro. Como também nada justifica a covardia pra se juntar em bando e agredir um grupo menor, muito menos criar cânticos para exaltar uma tragédia, onde várias pessoas se feriram.
    Hipocrisia! Se um dia isso acabar, teremos paz.

    Abraços e parabéns pelo blog!

    Luã Milanês - @luamCRFpb
    http://flamanolos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse cara que postou falando que foi a torcida toda do Flamengo que cantou por acaso já esteve presente em um estádio de futebol? Por que quem esteve sabe que a distância da torcida do Flamengo para onde aconteceu o resgate da ambulância é muito grande e impossível distinguir um AVC a tal distância. Eu particularmente soube o que era na hora que a ambulância partiu para o hospital que ligaram para uma colega e falaram que foi o técnico do vasco e a torcida do Flamengo diferente da torcida do vasco que passou o jogo todo do lado de fora brigando pensa em primeiro lugar no clube e não no time dos outros. Dificilmente observa-se torcedores Rubro-Negros comentando sobre o time rival por que não precisamos disso, não temos inveja, Somos Flamengo e respiramos Flamengo e o Flamengo é quem nos importa.

    Frazão - @marcos_frazao
    http://www.racarubronegra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Venho aqui pedir desculpas a vcs que se sentiram "ofendido" com o meu post. Não foi minha intenção ofender ninguém, apenas fiz uma observação falando sobre o ato de parte da torcida, mas me expressei mal quando o que escrevi deu para entender que foi a TORCIDA INTEIRA que estava no estádio. Na minha opinião não importa, que time defenda é uma vida que estava em perigo. Se falei alguma coisa foi pq na verdade eu teria uma atitude diferente, e não importa se tah longe e não dar pra saber que uma pessoa sofreu AVC. Suponho que se a ambulância entra em campo é pq algo grave aconteceu. E esse lance dos torcedores vascaínos eu não tinha visto ainda, soube agora quando li a matéria, sou totalmente contra a qualquer tipo de violência e racismo, seja quem for. Obrigado pelo espaço e desculpa pelo constrangimento

    ResponderExcluir
  5. Depois do jogo de ontem eu vi alguns vascaínos comentando no Twitter o que ocorreu no Engenhão, e todos falando que toda a torcida do Flamengo que lá estava havia gritado, quando na verdade, como você mesmo escreveu foram pouquíssimos torcedores. É lamentável o que esses “torcedores” fizeram, mas eles não representam a NAÇÃO. Os verdadeiros torcedores que representam a NAÇÃO foram todos aqueles que depois do jogo deixaram a rivalidade de lado e se uniram em uma corrente de fé e oração no Twitter pedindo que ficasse tudo bem com Ricardo Gomes, essa sim é a verdadeira NAÇÃO.
    Falando um pouco sobre brigas entre torcidas, eu como um apaixonado por futebol, fico muito chateado quando me deparo com notícias sobre morte de torcedores. Eu acho que a rivalidade entre os times tem que ter sim, mas desde que seja uma rivalidade saudável, apartir do momento que se torna violenta, o futebol perde toda a magia.
    Bom, mas a boa notícia é que a é a grande minoria desses torcedores associados que agem de forma agressiva nos estádios . A grande maioria vai pra apoiar o time, cantar, vibrar, comemorar os gols e é assim que tem que ser.
    Essa minoria que vai para brigar não são torcedores, são vândalos, bandidos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amigo!! MAS NÃO ADIANTA AS PESSOAS TEREM ESSE PENSAMENTO E AGIREM TOTALMENTE DIFERENTE! MAL CARATISMO NÃO EXISTE SOMENTE NO RIO, SP, MG E SIM NO BRASIL E NO MUNDO INTEIRO, QUE PESSOAS QUE SE JULGAM TORCEDORES, ACABAM INDO AO ESTÁDIO, SOMENTE PARA AVACALHAR!!!

    ResponderExcluir
  7. VIOLENCIA X FUTEBOL =MORTE DO ESPETACULO E DA MAGIA QUE ENVOLVE O FUTEBOL!

    ResponderExcluir

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.