Teoria do Gigantismo

Gigante. Traduzindo esta palavra para o futebol, significa um ótimo clube, com enorme tradição e, sobretudo, uma história linda, tanto dentro como fora dos gramados.

E a letargia que tomou conta de nós na última década foi embora. E desde a campanha da Copa do Brasil, eu dizia que a passagem de década nos fez bem. A segunda década desse milênio nos promete ser maravilhosa, assim como nossa história geral.

Já no primeiro ano desta década que vivemos, o Vascão da Gama já conquistou um título inédito. Esse ano queremos mais. Como muitos fazem quando garantem vaga na Libertadores, o Vasco faz o diferente. Mesmo com vaga garantida, o time vascaíno não sai do topo da tabela.

Desde a nona rodada, o Vasco teve 7 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. Ganhando jogos fora de casa contra times como São Paulo, Atlético-MG e o último contra o Avaí, na Ressacada, jogar lá é extremamente dificílimo. Juntando as 17 rodadas jogadas, Vasco tem uma campanha com 64.7% de aproveitamento.

Desse modo, o Vasco vai comprovando a teoria do Gigantismo. Clube da grandeza do Vasco se luta assim, quando não se ganha no futebol, ganha-se com a camisa, como foi o jogo do último domingo contra o Palmeiras, num belo gol de falta do Bernardo. Poderíamos estar na liderança se não fossem os pontos perdidos dentro de casa para Cruzeiro e Bahia e contra o Grêmio que, mesmo tendo ocorrido no Estádio Olímpico, aquele jogo foi completamente do Vasco. Não podemos chorar por águas passadas. O time se recuperou, segue muito bem rumo à liderança.

E todo Gigante tem um ótimo time. Excetuando os medalhões e ídolos vascaínos como Dedé, Fernando Prass, o próprio A. Martins que tem muito ainda para dar ao Vasco, na vitória contra o Avaí nesta quarta, o Vasco mostrou mais um vez o excelente elenco que tem. Numa semana em que Felipe e Bernardo (reserva) desfalcaram a equipe, o primeiro por uma contusão e o segundo por suspensão, Vasco teve de volta Diego Souza, que mais uma vez foi decisivo na Ressacada. Diego Souza "retomou" o lugar de Felipe.

Sem Felipe e sem Bernardo, quem colocar no segundo tempo quando os titulares cansarem? Simples: Juninho, Diego Souza e Eder Luis cansaram e Ricardo Gomes pôde contar com ótimo volante Felipe Bastos, Leandro (que entrou novamente bem e deixou de fazer um gol preferindo o passe) e o estreante Kim, ex-Atlético-MG.

No próximo domingo, Ricardo Gomes terá, possivelmente, as voltas de Felipe, Bernardo e o volante titular Eduardo Costa. Este que se cuide, pois Jumar, assim como o próprio time do Vasco, está em ótima fase. Não ficarei surpreso se o Gomes manter Jumar no time principal.

Esse é o panorama vascaíno, até então, no Campeonato Brasileiro. Mais esse título nacional tem tudo para ser nosso. Bom técnico, clube gigante, torcida única, e um excelente plantel de jogadores.

É cedo para falar em título, até porque tem outros clubes na luta, mas estamos no caminho e tem tudo para ser nosso. Adiante, Gigante da Colina.

Diego "Showza". No caminho certo.

Siga: @MarceloRsde

0 Response to "Teoria do Gigantismo"

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.