Vasco: 113 anos

 

Um Gigante. Um Clube. Um Legado. Uma História.

Não me é conveniente dissertar aqui toda a história vascaína desde seu início.

Esta história vascaína é única, singular: INCONTESTÁVEL. Digo incontestável não só pelos inúmeros títulos conquistados, mas, principalmente, pelo legado que o Vasco deixou há bastante tempo no contesto social para o futebol brasileiro. Muitos já sabem do que estou falando, mas sempre é bom lembrar de forma bem superficial uma linda história

Nos primórdios do futebol brasileiro, este era considerado um esporte de elite e que, oficialmente, apenas os brancos poderiam praticar. E o Club de Regatas Vasco da Gama lutou pela inclusão dos mais pobres, lutou para que os negros pudessem fazer parte e jogar futebol. Deixou o futebol, sem dúvidas, democrático por si só naquela época em que o esporte ainda não movimentava milhões, bilhões.

Um ato fantástico, um ato maravilhoso. O Vasco deixou de participar da Liga dos grandes clubes do Rio de Janeiro porque os outros grandes da época não queriam que o Vasco da Gama participasse do torneio com negros em seu elenco. Não abriu mão dos negros que tinha no time e seguiu seu caminho não participando da Liga principal.

Clique aqui para ver a história completa.

Seguiu caminho, um clube libertário, de multidão. Não tem como medir o amor, a lealdade que tenho por este clube. Uma história bastante curiosa que até eu me surpreendi comigo mesmo aconteceu recentemente em São Januário no jogo Vasco 2x0 Santos. O acontecimento não tinha nada a ver com o jogo, mas uma situação chamava a atenção de todos os vascaínos presentes no estádio lotado.

O time fraldinha do Vasco dava uma volta olímpica no campo de São Januário. Fizeram todo o caminho por toda parte da torcida vascaína. Começaram pelas sociais, e em sentido horário até a outra extremidade da torcida. Saudaram e foram saudados. E o momento que me surpreendeu foi que quando os menininhos do Vasco ficaram relativamente de frente de onde eu estava, ao lado direito da mais famosa torcida organizada do Vasco, eu comecei a chorar contidamente. Segurei ao máximo, quem estava ao meu lado me chamaria de maluco se me visse chorando.



E chorei mesmo, como no título da Copa do Brasil. Eu vendo aquelas crianças comemorando, batendo no peito, chamando a torcida, pulando, comemorando, me deixaram emocionados. Vi ali futuros craques vascaínos que daqui a algum tempo estarei lá em São Januário torcendo por eles e, fundamentalmente, pelo NOSSO Vasco da Gama.


Ser Vasco é sentir, não adianta tentar explicar o seu sentimento, pois simplesmente não irá conseguir. Artur  da Távola chegou perto, apenas.

Vasco da Gama, clube popular, imprevisível. Um clube, um legado, uma força, uma ideologia e para mim uma religião. Pena que nasci somente quando o clube já tinha 94 anos. Porém, desde lá para cá vivi momentos intensos, alegrias, tristezas, ódio, euforia, ansiedade, amor. Títulos e mais títulos e um rebaixamento. Este nunca me abalou, longe de mim abandonar o Gigante da Colina. A frase que se tornou bordão da torcida bem feliz foi perfeita: "O sentimento não pode parar". Mostramos a nossa força apoiando o Vascão da Gama em todos os jogos da serie B. E comemoramos esse título sim, não escondo de ninguém, não podemos ser hipócritas, era a nossa realidade.
Já atingimos a redenção. A época obscura do clube parece ter passado. Voltamos ao nosso normal. Vasco é grande, Vasco é Gigante. Vasco é Vencedor, com "V" de Vasco.

E nós seguidores vascaínos continuamos sendo devotos do "vascainismo". Vamos, junto com o clube, escrevendo nossa história.

Parabéns, Club de Regatas Vasco da Gama, pelos 113 anos de maravilhosa história e por mais um ano de existência.

Seguirei-te para todo o sempre.

Vasco 1x1 Bahia.

1 Response to "Vasco: 113 anos"

  1. Vascão, meu orgulho ! 113 anos de muitas alegrias e tristezas, que só nós vascaínos sabemos e vivemos. Não há história mais bonita do que a do Vasco, se não fosse ele, a discriminação e o preconceito seria maior no futebol.

    Parabéns Vasco, pelos 113 anos de paixão e glórias.

    ResponderExcluir

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.