![]() |
| Kieza comemora um de seus três gols nos Aflitos. Hat-trick em grande estilo no triunfo sobre o Americana. Foto: Eba Futebol. |
Complementando a abertura da 30ª rodada da Série B, no estádio Décio Vitta em Americana, acontece o jogo mais aguardado da rodada. O duelo entre o Americana, terceiro colocado com 49 pontos, e o Náutico, quarto colocado, também somando 49 pontos. A equipe paulista está na frente por causa do número de vitórias. São 14 contra 13 do Timbú. O empate garante a permanência das duas equipes no G4 até o fim desta rodada, e uma vitória, seja paulista ou pernambucana, pode alterar o G4, caso o Boa Esporte vença a Portuguesa no Canindé, em jogo que ocorre simultaneamente.
No primeiro turno, em jogo disputado no estádio dos Aflitos, o Náutico venceu por 3 a 2, num jogo polêmico, disputado sob uma forte chuva em Recife. Kieza conseguiu um hat-trick, ou seja, anotou os três gols do Timbú na partida. Enquanto Marcinho e Léo Silva descontaram para o Americana. A partida ainda teve três expulsões. O zagueiro Ronaldo Alves por parte do Náutico, Thiago Gomes e Léo Silva por parte do Americana. Confira os gols assistindo o vídeo abaixo:
Após empatar sem gols com a equipe do Boa Esporte em Varginha, o Americana estacionou na terceira posição, com 49 pontos, sendo também beneficiado com o empate do Náutico nos Aflitos frente o Icasa por 2 a 2. Para o "jogo de seis pontos" de hoje, o técnico Sérgio Guedes estuda implementar o esquema com três zagueiros, formando a zaga com Jorge Luiz, Henrique e Thiago Gomes. No meio campo, apenas Fumagalli na articulação e aproximação, deixando Marcinho e Válber como opção no banco de reservas. Mesmo atuando em seus domínios, Sérgio Guedes deve optar pelo esquema mais cauteloso.
Na equipe do Náutico, comandada por Waldemar Lemos, dois desfalques. O lateral Neno, vetado pelo departamento médico, sequer viajou com a delegação. Enquanto o zagueiro Marlon, expulso contra o Icasa, dá lugar a Diego Bispo, que formará dupla com Ronaldo Alves.
No treinamento de ontem, Lemos poupou dois jogadores chave do elenco, por causa do desgaste físico. Trata-se do meia Eduardo Ramos e de Kieza, artilheiro da Série B com 18 tentos. O médico do Timbú, Jorge Silva, exemplificou a situação: ".Resolvemos poupar os dois atletas dos trabalhos de hoje (segunda-feira) para descansarem e recuperarem a parte física, mas nada que atrapalhe a presença deles no jogo".
A partida terá o comando de André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Christian Passos Sorence (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO), e terá transmissão para todo o Brasil (menos Americana) pelo SporTV, a partir das 20h30. A partida também poderá ser acompanhada no sistema pay-per-view pelo PFC (Premiére Futebol Clube). Acompanhe abaixo as prováveis escalações e o duelo tático da partida.
Na equipe do Americana, comandada por Sérgio Guedes, notamos o 3-5-2. Mesmo atuando em seus domínios, no estádio Décio Vitta, e precisando de um resultado positivo para se manter no G4, o treinador deve optar pelo esquema mais cauteloso. Tendo o trio de zaga formado por Jorge Luiz, Henrique (um dos destaques da partida passada contra o Boa Esporte) e Thiago Gomes. Na ala direita, Luiz Felipe, auxiliando na marcação do setor. E pela esquerda, Magal, um dos destaques da equipe. Veloz apoiador e com uma grande visão de jogo. Na proteção da meia cancha, os volantes Alê (que atua mais próximo do trio de zaga) e Léo Silva. Na função da articulação, o veterano Fumagalli, também conhecido como "Fumagol" em sua época de Sport. O jogador é o responsável por fazer com que a bola chegue com qualidade para a dupla de ataque, formada pelo jovem e veloz Jônatas ao lado de Clodoaldo, o cabeça de área. Caso opte por uma mudança no esquema, Sérgio Guedes pode sacar Jorge Luiz e promover a entrada do meia Válber, adaptando para o 4-4-2, fornecendo mais ofensividade para a equipe e cedendo maior companhia a Fumagalli, aparentemente sobrecarregado no quesito da articulação.
No Náutico, comandado por Waldemar Lemos, notamos a presença do 4-4-2 ortodoxo. O goleiro Gideão segue sendo unanimidade na meta do Timbú, barrando Glédson, que começou como titular na Série B. A defesa é formada pelo lateral direito Peter, e tem a dupla de zaga a cargo de Ronaldo Alves e Diego Bispo (que substitui Marlon, expulso no jogo passado, quando o Náutico empatou com o Icasa em 2 a 2 no estádio dos Aflitos). Na lateral esquerda, Jeff Silva, jogador de arranque, destaque do Monte Azul durante o Paulistão de 2010. A dupla de volantes é formada por Éverton Hora (ex-Goiás), que atua mais próximo da dupla de zaga, e Elicarlos, ex-Cruzeiro, que durante a Libertadores de 2009 foi alvo de insultos racistas do argentino Maxi López, atacante gremista, atualmente no Catania da Itália, no duelo da Raposa com o Tricolor Gaúcho. Mais a frente, o polivalente Derley, jogador versátil e de muito vigor físico, ao lado de Eduardo Ramos, o típico camisa 10 articulador da equipe pernambucana. Fazendo com que a bola chegue com qualidade para a dupla de ataque, formada pelo veloz Rogério e pelo artilheiro da Série B, Kieza, com 18 gols até o momento.
Por: Marcos Vieira Ribeiro (Guarulhos-SP)
Twitter: @Vierimark

0 Response to "Americana x Náutico. Duelo no Décio Vitta vale a permanência no G4"
Postar um comentário
Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.