Confira a arrecadação financeira dos clubes do Brasil em 2011. Corinthians foi o que mais arrecadou.

A empresa de auditoria e consultoria BDO divulgou números do estudo Finanças dos clubes de futebol do Brasil em 2011, no qual aponta que o Corinthians arrecadou cerca de R$ 290 milhões em 2011, sendo pelo terceiro ano seguido o clube com maior receita financeira do país.

O Corinthians teve um salto de 37% em relação a 2010, aumentando sua vantagem para o São Paulo, segundo colocado, que arrecadou R$ 226 milhões e para o Inter, terceiro colocado, que arrecadou R$ 198 milhões.

De acordo com o estudo, o novo acordo de cota de TV, que representa 39% do total do seu faturamento, foi o principal motivo do crescimento corintiano. Além da cota de TV, outro destaque foi à negociação de atletas. O clube arrecadou R$ 59 milhões, um aumento de 17% (2010) para 21%.

Outra equipe que se destacou foi o Santos. O clube arrecadou R$ 189 milhões, o que representa um aumento de 62 % em sua receita. Com isso o clube ganhou duas posições, e agora ocupa a quarta colocação.

RECEITA TOTAL: 10 CLUBES - EM R$ MIL
Reprodução: GloboEsporte.com
Outro fator que influenciou a arrecadação dos clubes, só que de forma negativa, foi às obras nos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. Um exemplo é o Flamengo que tinha o Maracanã como estádio. Em 2009, quando as obras ainda não haviam começado, o clube arrecadou R$ 20 milhões com bilheteria. Em 2010, ano do início das obras, a arrecadação caiu para R$ 17,3 milhões, e em 2011 caiu pra R$ 14,5 milhões.

O Fluminense foi outro clube que viu sua arrecadação com bilheteria despencar. Assim como o Flamengo, o clube também tinha o Maracanã como estádio. O clube, que em 2010 arrecadou R$ 7,1 milhões, fechou 2011 com apenas R$ 3,4 milhões.

Outros clubes que passaram pelo mesmo problema foram o Cruzeiro e o Atlético-MG em Minas Gerais, após o fechamento do Mineirão.

Para o diretor da BDO, Amir Somoggi, a negociação das cotas de TV sem passar pelo Clube dos 13, foi o principal fator para alavancar a receita dos clubes em 2011.

- As cotas de TV são fundamentais. Percebe-se claramente que os clubes estão sobrevivendo com elas. Os outros fatores até cresceram, como foi o caso de negociação de atletas, que saiu de um total de R$ 269 milhões para R$ 320 milhões (crescimento de 18,9%). Porém, o crescimento das cotas de TV foi de R$ 504 milhões para R$ 770 milhões (crescimento de 52,8%) - disse Somoggi.

Outros fatores que influenciaram na arrecadação dos clubes em 2011 foram a crise no mercado europeu e a maior disponibilidade dos clubes em manter os jogadores .


Reprodução: GloboEsporte.com
Por: José Carlos
Twitter: @jozecarloss

0 Response to "Confira a arrecadação financeira dos clubes do Brasil em 2011. Corinthians foi o que mais arrecadou."

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.