Nota de esclarecimento Minas Arena





 ACESSIBILIDADE MINEIRÃO


A Minas Arena sente orgulho em ser a responsável por administrar o maior e mais moderno estádio de Minas Gerais. A nossa meta é sempre prestar o melhor serviço para os frequentadores e, para tanto, estamos promovendo seguidas melhorias em todos os aspectos para que cada jogo ou espetáculo que acontece no Mineirão seja um momento prazeroso e agradável a todos.
É sempre intenção da Minas Arena atender bem todos os mineiros e, obviamente, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Por isso, é importante destacar que desde as obras de modernização do estádio, a Minas Arena cumpriu de forma integral as normas de acessibilidade ABNT NBR 9050, bem como a Lei Geral da Copa.
O Mineirão conta hoje com oito elevadores, além de rampas com inclinação máxima de 8% e ainda 40 banheiros acessíveis para usuários de cadeiras de rodas. Existem também 53 vagas (2% do número total) exclusivas para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência, sem contar com aquelas destinadas a idosos, distribuídas nos dois níveis de estacionamento coberto, localizadas próximas aos acessos à Esplanada, que são equipados com elevadores. Nos dois acessos principais, Norte e Sul, nivelamento com os passeios do entorno aliados com rampas possibilitam uma circulação fluida, sem a presença de obstáculos. Em todo o entorno do estádio também foi instalado piso tátil para facilitar o acesso dos deficientes visuais.
Dentro do Mineirão, 621 assentos ergonômicos são destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, usuários de cadeiras de rodas e obesos.
Desde novembro de 2012, a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência tem acompanhado as obras do Mineirão e se reunido periodicamente com a Minas Arena, com objetivo de aprimorar as instalações do complexo para receber esse público. Arquitetos e engenheiros do Ministério Público Estadual produziram relatório apontando 56 itens que deveriam ser atendidos prevendo melhor acessibilidade. Na data de hoje, dia 08 de maio de 2013, a equipe da Minas Arena realizou uma vistoria  no estádio e constatou que, desse total, 47 itens solicitados pelo MPE já foram 100% concluídos, os outros nove estão parcialmente executados ou em contratação
A Minas Arena reitera que não mede esforços para atender bem todos os mineiros e nunca se furtou a cumprir as solicitações do Ministério Público, mesmo com o estádio em plena operação. A função de fiscalização deste órgão é importante para todos. O Mineirão é a casa do futebol de Minas, uma arena para grandes espetáculos e shows e, principalmente, o local de lazer de todas as famílias mineiras.   





NOTA DE ESCLARECIMENTO

(Belo Horizonte, 07/05/2013) Em relação à ação civil pública para suspender, em caráter liminar, jogos e eventos culturais no estádio, a Minas Arena ainda desconhece o teor da ação supostamente postulada pelo Ministério Público Estadual, visto que ainda não foi oficialmente citada.
As obras de reforma e modernização do Mineirão foram concluídas em integral conformidade com as exigências das normas de acessibilidade ABNT NBR 9050 e conforme previsto no projeto executivo aprovado pelos órgãos responsáveis. O trabalho que está sendo realizado no estádio trata de adequações adicionais levantadas pelo Ministério Público.
A Minas Arena reafirma seu empenho e disposição em atender a legislação vigente, em consonância com as exigências do Ministério Público, e vem se reunindo periodicamente com representantes do órgão de forma a aprimorar as instalações do complexo no atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

0 Response to "Nota de esclarecimento Minas Arena"

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.