![]() |
Foto: bongarts |
O anúncio da aposentadoria do capitão do tetra deixa um vácuo na seleção alemã, e a Goal examina as opções para substituí-lo
Philipp Lahm deixou o mundo do futebol em choque nesta sexta ao anunciar sua aposentadoria da seleção, menos de uma semana após capitanear a Alemanha campeã do mundo no Brasil. Sua decisão de deixar o Mannschaft - seja ela certa ou errada - deixa um vácuo na equipe de Joachim Low, e um dilema para o técnico que já começa preparar a equipe para a Euro 2016.
Não existe sucessor óbvio para o capitão e líder dessa geração, mas a Goal dá uma olhada em algumas opções para assumir o lado direito da defesa germânica.
![]() |
Foto: goal.com |
Jerôme Boateng, Bayern München
O colega de Lahm no Bayern de Munique é talvez o candidato mais óbvio para preencher o vazio. Zagueiro de origem, Jerome Boateng já foi muitas vezes utilizado pelo lado direito tanto no seu clube quanto na seleção, tendo se saído geralmente bem na tarefa.
Seu físico imponente, claro, deixa-o mais confortável para atuar no miolo da defesa, mas a velocidade e a capacidade para mandar cruzamentos na área quando vai à frente permitem que Low utilize os experientes Per Mertesacker e Mats Hummels.
Boateng jogou na lateral direita durante toda a Euro 2012 (quando Lahm jogava pela esquerda) e, por algumas partidas na Copa do Mundo. Sendo assim, ele pode muito bem receber um 'sim' nesse sentido.
![]() |
Foto: goal.com |
Kevin Grosskreutz, Borussia Dortmund
Kevin Grosskreutz já mostrou que pode jogar em qualquer lugar pelo Borussia Dortmund e, apesar de ter começado a carreira como um ala esquerdo, já mostrou ser capaz de ser um substituto muito competente para Lukasz Piszczek enquanto o polonês esteve lesionado na última temporada - tanto, que ele acabou chamado para o elenco que disputou a Copa do Mundo.
Um dos mais apaixonados, e dedicados, jogadores do futebol atual, Grosskreutz têm dedicação e comportamento que podem ser úteis indo ao ataque, e versatilidade que pode ser útil a Low caso ele precise mudar seus planos durante as partidas. Aos 25 anos, o jogador dos Amarelos ainda tem tempo para chegar a seus melhores anos, ainda que a Alemanha espere por um lateral direito mais tradicional.
![]() |
Foto: goal.com |
Benedikt Höwedes, Schalke 04
Outro nome experiente, Benedikt Howedes superou as expectativas durante a Copa do Mundo ao jogar como lateral esquerdo, mesmo com Marcel Schmelzer podendo ter retomado a vaga após retomar o condicionamento físico.
Howedes é o capitão no seu Schalke, e seguidamente foi utilizado na direita pelo técnico Jans Keller, sem falar que é há algum tempo um dos substitutos de Lahm. Aos 26, pode surgir como o melhor candidato a ficar com a vaga no time tetracampeão do mundo.
![]() |
Foto: goal.com |
Shkodran Mustafi, Sampdoria
Considerado um dos 'azarões' do elenco da Alemanha para a Copa, Mustafi conta com a grande admiração de Low, ao ponto de não ter pensado muito antes de colocá-lo entre os titulares na vitória por 2 a 1 sobre a Argélia, nas oitavas de final. Foi naquela ocasião, porém, que seu torneio acabou abreviado por uma lesão no tendão da perna.
Como Boateng e Howedes, o jogador de 22 anos é zagueiro por vocação, mas Low já mostrou que não tem medo em experimentar com as funções de seus atletas. Não é um jogador pronto, mas certamente terá chances para mostrar seu valor.
![]() |
Foto: goal.com |
Sebastian Jung, Wolfsburg
Depois de brilhar pelo Eintracht Frankfurt em sua volta à Bundesliga, há dois anos, Sebastian Jung fez as malas para Wolfsburg nesta janela e, com Lahm de fora, é talvez o melhor lateral direito de origem na Alemanha hoje em dia.
Há problemas, porém. Jung tem muito pouca experiência em competições internacionais, mesmo aos 24 anos de idade - algo que Low estima em seus jogadores - embora tenha participado da pré-lista da Alemanha para a Copa, inclusive com sua estreia num amistoso-teste contra a Polônia que terminou sem gols. Se ajudar o Wolfsburg a chegar entre os quatro na próxima temporada, porém, a sorte pode mudar para o seu lado.
![]() |
Foto: goal.com |
Lars Bender, Bayer Leverkusen
Tivesse em melhores condições físicas, e atuado bem pela direita quando requisitado, talvez Lars Bender tivesse garantido seu lugar entre os 23 que voaram ao Brasil para conquistar o tetracampeonato. Algo como o que fez contra a Dinamarca, na Euro 2012, quando marcou seu primeiro gol pela seleção e ainda foi eleito o melhor em campo.
Ele está a frente, no momento, do irmão gêmeo Sven quando se trata de seleção, e domina uma gama de quesitos do futebol, ainda que os cruzamentos ainda estejam aquém do que Lahm conseguia. Por outro lado, consegue correr o jogo inteiro, e sempre se dedica ao máximo.
E pra você leitor, quem seria um bom nome para substituir Phillip Lahm na seleção alemã?
Fonte: goal.com
0 Response to "Boateng, Grosskreutz e os possíveis substitutos da Alemanha para Lahm"
Postar um comentário
Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.