PRÉ JOGO CRUZEIRO X VITÓRIA BRASILEIRÃO 2014

CRUZEIRO ENTRA EM CAMPO HOJE PRA MANTER A PONTA DA TABELA



   Há nove dias o Mineirão abrigou a maior vergonha brasileira em Copas. O país ficou pasmo com os 7 a 1 que a poderosa Alemanha deu na Seleção Brasileira. Depois daquele episódio, o Brasileirão reabre o estádio com o Vitória enfrentando outra força no futebol, o líder Cruzeiro. Comparações são inevitáveis, principalmente quando o confronto é entre o favorito ao título contra um clube ameaçado de rebaixamento.

   Para evitar um novo Mineiraço - com o time baiano sendo a vítima -, o técnico Jorginho mostra sabedoria e diz que o desafio será grande nesta quinta-feira, 17, às 21h. "Depois do treino, perguntei aos jogadores quem tinha medo do Cruzeiro no Mineirão. Todos reponderam que medo, só da morte. Porém, digo que a lógica é outra. Um sábio diz que o medo pode ajudar a evitar um desastre. Quem entra na água com medo e prudência, dificilmente morre afogado. Porém, aquele que já entra apavorado, morre antes mesmo de mergulhar. Não podemos nos apavorar", filosofou.

   Para Jorginho, o Vitória tirou um bom proveito do intervalo no Mundial, mas confessa que nem todos os erros foram corrigidos. Ele lamenta a impossibilidade de fazer amistosos com times mais expressivos, principalmente sabendo que o Cruzeiro teve uma boa preparação nos EUA. "É difícil dar uma certeza de como seremos diante do Cruzeiro. Apenas treinamos. Porém, garanto muito empenho e dedicação. O adversário vai ter que suar muito para nos vencer. Precisamos errar menos do que eles", garantiu.

Comparação Equivocada
   Sobre a comparação com o jogo entre Alemanha e Brasil, Jorginho acha exagero e inoportuno. Para ele, a diferença entre alemães e brasileiros envolve muito mais aspectos que um encontro interno entre dois clubes brasileiros. Mesmo assim, admitiu que vale a reflexão.

   "Não vou nem falar da nossa Seleção. A diferença entre Alemanha e Brasil é gigantesca. Em que lugar aqui no país um técnico fica 14 anos no cargo preparando um time? Me responda! Eles estão à frente em todos os sentidos. Lá se cria uma cidadão desde a barriga da mãe. Aqui temos apenas o jeitinho brasileiro. Um jogador nasce para ser individualista aqui. Quer mostrar seu futebol para ser vendido e ganhar dinheiro. Não se preocupa com o clube. Lá eles pregam o conjunto. Incomparável falar dos dois jogos. Eu poderia ficar aqui horas citando diferenças", acrescentou Jorginho.

   Se para o técnico a comparação é equivocada, a diferença técnica e histórica são evidentes entre Raposa e Leão. Nos 15 encontros que o Vitória teve com o Cruzeiro no Mineirão, o clube baiano venceu apenas uma vez, em 1998, além de um empate em 1978. Nos últimos seis encontros lá, todos tiveram a derrota rubro-negra.

   Jorginho também deve ter aprendido no jogo do Brasil que jogar aberto contra o favorito é suicídio. Durante a Copa, o Vitória estava treinando com três atacantes: Willie, Caio e Dinei. Porém, nos últimos treinos, ele  resolveu colocar mais um meia de contenção, com o volante Josa  no lugar de Willie.

   "Temos volantes que saem. O José Wellison joga adiantado também e o Richarlyson já atuou até como ponta esquerda na época do São Paulo. Temos que ter um meio fortalecido, que dificulte o futebol do Cruzeiro". Poderia ter dado esta dica ao Felipão, Jorginho...

Estreias no Rubro-Negro
   Além da mudança no meio-campo, Jorginho também resolveu modificar a lateral esquerda. Euller, que estava como titular até o início da semana, perdeu sua vaga para Tarracha. Comparado ao time que fechou o primeiro semestre, três reforços estão confirmados no time. No meio, Adriano e Richarlyson farão suas estreias. Na zaga, o retorno de Kadu é tido como a solução paras as falhas defensivas no primeiro semestre.

   Entre as novidades, apenas o paraguaio Bentrán e o uruguaio Luis Aguiar não estão regularizados. "O Vitória ainda pode mudar muito. Chegaram alguns atletas com outras maneiras de jogar. Ainda temos dificuldades como na saída de bola e apenas com a entrada de outras opções podemos formar um time mais qualificado", disse Jorginho.

   No Cruzeiro, a grande novidade é o primeiro encontro entre o atacante Marquinhos com o ex-clube. O atleta, revelado pelo Leão, terminou seu contrato em junho e assinou com a Raposa. O técnico cruzeirense já sinalizou que o jogador será um dos titulares nesta quinta.

   "Fico feliz de jogar mais livre, da maneira que gosto. Não vou ter dor de cabeça para me adaptar", disse Marquinhos em coletiva.

Cruzeiro x Vitória - 10ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Quando: quinta-feira, 17, às 21h
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (FIFA)
Assistentes: Rodrigo  Correa e Eduardo de Souza Couto (trio do Rio de Janeiro)

Cruzeiro - Fábio, Ceará, Manoel, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos e Marcelo Moreno.
 Técnico: Marcelo Oliveira.

Vitória - Wilson, Ayrton, Alemão, Kadu e Euller; Josa, Adriano, José Welyson e Richarlyson; Caio e Dinei.
 Técnico: Jorginho.


TWITTER: @HernandesSP

0 Response to "PRÉ JOGO CRUZEIRO X VITÓRIA BRASILEIRÃO 2014"

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.