Só operários


Confesso que não vi o jogo todo da nossa seleção sub-20 que estreiou no Mundial da sua categoria, mas ao menos, vi todo o segundo o tempo. Um tempo bastou para ver e ter a certeza de algo que há muito todos sabem. Não somos mais tão superiores como fomos um dia, a tal da globalização fez até do futebol, um mero negócio. Não se tem mais espetaculos, não se preocupam em criar jogadores, criam operários. Sim operários, preocupados com o resultado da empresa, porque independente de tudo só é importante vencer e só vencendo se fatura.
E então nós torcedores não podemos mais exigir espetaculos, só resultados. Não podemos exigir grandes craques e sim bons operarios. Não tem habilidade, mas tem velocidade. Não tem qualidade, mas sabe marcar. Não é tecnico, é tatico. Não sabe nenhum fundamento, mas é forte.
E dai quando encontramos um ou dois jogadores diferenciados, os idolatramos como se fossem, o que nós queremos acreditar que são, os salvadores da pátria do futebol. Obviamente podem vir a ser, mas ainda NÃO são. Enchemos de elogios e mimos até que eles começam a ser mascarados e passam a se preocupar com cabelo, marketing e esquecem o futebol. Assim se perde grandes jogadores que poderiam vir a ser a nossa salvação, o nosso diferencial.
É hora de aceitarmos que o futebol globalizou, virou negócio, não somos mais tão soberanos, o nosso diferencial era dar espetculo, agora só jogamos como todos, em busca da fatura e do status. Aos poucos o futebol vai perdendo a magia...

0 Response to "Só operários"

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.