32 curiosidades das 32 seleções da Copa de 2014

A bola Brazuca e a Taça da Copa do Mundo posam para foto no estádio do Maracanã, palco da grande final. (Foto: Veja)
A bola Brazuca e a Taça posam para foto no estádio do Maracanã, palco da final. (Foto: Veja)
Nota: todas as imagens usadas nesse post serão creditadas; as versões minimalistas dos escudos das seleções pertencem ao artista Leandro Urban, e os pôsteres são de autoria do designer gráfico Cristiano Siqueira.
  • GRUPO A
1 – Brasil brasil 1
brasil 2
- A seleção brasileira jogava de branco até a final da Copa de 50 (disputada contra o Uruguai), quando o país sofreu o enorme trauma causado pelo Maracanazzo. Foi aí que o jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, decidiu organizar um concurso pra escolher um novo uniforme. O vencedor foi o jornalista gaúcho Aldyr Garcia Schlee – ironicamente, um torcedor do Uruguai.  Assim nascia o uniforme verde e amarelo que conhecemos hoje.
2 – Croácia croacia 1
croacia 2
- Logo em sua estreia em Copas do Mundo, em 1998, a Croácia conseguiu um incrível terceiro lugar. Mas esse feito só foi possível graças a uma geração iluminada, que contava com nomes como Šuker, Prosinecki, Boban, Jarni e Simic. Aliás, o atacante Davor Šuker ainda terminou como artilheiro daquela edição.
3 – México mexico 1
mexico 2
- Apesar de ter jogado 15 Copas do Mundo – a quinta seleção com mais participações na história do torneio –, o máximo que o México conseguiu foram dois sextos lugares, jogando em casa em 70 e 86.
4 – Camarões camaroes 1
camaroes 2
- O camaronense Roger Milla ostenta até hoje o recorde de jogador mais velho a marcar um gol numa Copa do Mundo. Foi em 1994, nos Estados Unidos. Aos 42 anos e 39 dias de idade, o atacante estufou as redes contra a seleção da Rússia, que venceu por 6 a 1.
  • GRUPO B
1 – Espanha espanha 1
espanha 2
- A seleção espanhola é a atual campeã do mundo, graças ao título em 2010 na África do Sul. Mas antes disso, a Fúria não tinha alcançado sequer uma semifinal de Copa. O máximo que a Espanha tinha conseguido em Copas do Mundo havia sido o troféu fair play, conquistado em 2006. O prêmio é concedido à seleção mais disciplinada do torneio.
2 – Holanda holanda 1
holanda 2
- A Holanda foi marcada por muito tempo por problemas de racismo. No entanto, a seleção da laranja mecânica foi uma das primeiras a convocar jogadores negros de suas colônias, como o Suriname, a antiga Guiana Neerlandesa e as Antilhas Neerlandesas. O fim dessa barreira racial gerou oportunidades para craques como Gullit, Rijkaard, David, e o ex-botafoguense Clarence Seedorf.
3 – Chile chile 1
chile 2
- O Chile jamais conquistou um título no futebol profissional com sua seleção principal. Ao longo da história, foram quatro vices da Copa América e apenas um 3º lugar na Copa de 62.
4 – Austrália australia 1
australia 2
- Mesmo sem grande tradição no futebol, a Austrália aplicou a maior goleada da história: 31 a 0 na seleção da Samoa Americana.
  • GRUPO C
1 – Colombia colombia 1
colombia 2
- Um dos maiores traumas da história do futebol argentino aconteceu no dia 05 de setembro de 1993, data da derrota contra a Colômbia, por 5 a 0, em pleno Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O tamanho dessa humilhação pode ser compreendido na declaração do treinador da Argentina na época, Alfio Basile: “Gostaria de me esquecer daquele dia para sempre. Foi um aborto da natureza. Queria abrir um buraco no chão e me enfiar lá dentro.”
2 – Grécia grecia 1
grecia 2
- A seleção grega teve a ascensão mais rápida da história no ranking da FIFA. Em 2004, após a conquista da Euro, a Grécia passou de 35º a 14º. Ou seja, em apenas um mês, a seleçãoethniki subiu 21 posições.
3 – Costa do Marfim costa do marfim 1
costa do marfim 2
- Em 2006, a população marfinense quase ficou sem ver a Copa do Mundo. O presidente Laurent Gbagbo declarou que se a violência não diminuísse, a Costa do Marfim não assistiria o Mundial da Alemanha. Ele alegava que uma nação tão violenta não conseguiria proporcionar a união necessária para torcer pela seleção. A estratégia não funcionou e o estado crítico de violência continuou, mas a Copa foi transmitida normalmente.
4 – Japão japao 1
japao 2
- Por incrível que pareça, o Japão disputou a Copa América de 1999 como convidado, no Paraguai. Mas o desempenho não foi nada bom: último lugar no torneio que teve o Brasil como campeão.
  • GRUPO D
1 – Uruguai uruguai 1
uruguai 2
- A seleção uruguaia é conhecida como a Celeste Olímpica; mas ironicamente, passou 84 anos sem disputar as olimpíadas. Foi entre 1928 e 2012.
2 – Costa Rica costa rica 1
costa rica 2
- O brasileiro Alexandre Guimarães foi responsável pela melhor campanha da história da Costa Rica em Copas do Mundo. Em 1990, ano da estreia costa-riquenha em mundiais, o treinador levou a equipe às oitavas de final.
3 – Inglaterra inglaterra 1
inglaterra 2
- Além de terem inventado o futebol, os ingleses também disputaram o primeiro jogo entre seleções da história. Foi em 1874, na partida contra a Escócia que terminou empatada em 0 a 0.
4 – Itália italia 1
italia 2
- A Squadra Azzurra é tetracampeã do mundo. Curiosamente, em todos esses quatro títulos, a Itália contava com jogadores descendentes de italianos, mas nascidos em outros países. A última conquista foi em 2006, na Alemanha, e o elenco italiano contava com os ”estrangeiros” Mauro Camoranesi, nascido na Argentina, e Simone Perrotta, natural do Reino Unido.
  • GRUPO E
1 – Suíça suica 1
suica 2
- A Suíça foi eliminada nas oitavas de final da Copa de 2006, mas deixou a competição completamente invicta e sem sofrer sequer um gol nos quatro jogos que disputou naquela edição, sendo desclassificada nos pênaltis após um 0 a 0 contra a Ucrânia.
2 – Equador equador 1
equador 2
- O Equador venceu o torneio de futebol do Pan em 2007, em pleno Maracanã, após a final contra a seleção jamaicana. Naquele ano, o Brasil fez uma campanha vergonhosa em casa e caiu ainda na primeira fase.
3 – França franca 1
franca 2
- A França venceu a Copa de 98 contra o Brasil, mas na edição seguinte foi eliminada sem marcar um único gol, terminando a primeira fase em último lugar. Ironicamente, a seleção campeã em 2002 na Coreia/Japão foi a brasileira.
4 – Honduras honduras 1
honduras 2
- O melhor resultado da história da seleção hondurenha foi um 2 a 0 sobre o Brasil nas quartas de final da Copa América de 2001. Na época, a nossa seleção passava por uma crise enorme. Depois de promoverem a nossa eliminação, eles ainda terminaram a competição no terceiro lugar.
  • GRUPO F
1 – Argentina argentina 2
argentina 1
- A Argentina é uma das únicas seleções que já conquistaram a Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa Continental (no caso, a Copa América) e a Copa das Confederações (apesar dela ainda não ser chamada assim em 1992. Aliás, depois desse título os hermanos não ganharam mais nada no futebol profissional).
2 – Bósnia e Herzegovina bosnia 1
bosnia 2
- Infelizmente, os torcedores bósnios são muito violentos. Por onde passam deixam um rastro de confusões e problemas.
3 – Irã ira 1
ira 2
- A primeira vitória iraniana em Copas do Mundo foi em 1998, justamente contra um de seus maiores inimigos na política: 1 a 0 contra os EUA. A tensão diplomática entre os dois países causou muita preocupação acerca desse jogo, mas felizmente a partida foi marcada pela paz, com os jogadores se abraçando e trocando presentes antes do apito inicial.
4 – Nigéria nigeria 1
nigeria 2
- O país é uma verdadeira potência nos torneios de base; e um exemplo disso é o impressionante tricampeonato na categoria sub-17. Mas a coisa talvez não seja tão bonita assim: dizem por aí que muitas crianças nigerianas são registradas apenas quatro ou cinco anos depois do nascimento. Ou seja, de acordo com essa teoria da conspiração, os jogadores das equipes de base da Nigéria são mais velhos e maiores que seus adversários.
  • GRUPO G
1 – Alemanha alemanha 1
alemanha 2
- Por incrível que pareça, a Alemanha já enfrentou a Alemanha numa Copa do Mundo. Não, você não leu errado: a Alemanha jogou contra si mesma na Copa de 74, que foi realizada… Na Alemanha! Na época, o país era dividido em Alemanha Ocidental e Oriental (separadas pelo muro de Berlim, que viria a ser derrubado em 1989), e cada lado tinha sua própria seleção. A Ocidental contava com estrelas como Franz Beckenbauer, Gerd Muller, Sepp Meier, Paul Breitner… Basta olhar esses nomes para perceber que os ocidentais entravam como favoritos. Mas teve zebra: o lado Oriental venceu a partida por 1 a 0, com gol marcado por Jürgen Sparwasser. Mas a grande surpresa da noite foi o comportamento amistoso e limpo dos dois lados. Todos esperavam um futebol violento, agressivo, em clima de Guerra Fria; mas o que se viu foi bem diferente: os jogadores até trocaram camisas ao final do jogo – mas foi no vestiário, longe dos olhos dos 60.350 torcedores presentes, justamente para evitar represálias dos dois governos.
2 – Portugal portugal 1
portugal 2
- A seleção portuguesa é muito respeitada e temida por seus adversários, mas por incrível que pareça, Portugal fará apenas a sua 6ª participação na Copa de 2014, sem muita tradição no torneio.
3 – Gana gana 1
gana 2
- Nas Olimpíadas de 92, em Barcelona, a seleção ganesa ganhou a medalha de bronze com a conquista do terceiro lugar. Foi a primeira vez que uma seleção africana foi premiada com uma medalha olímpica.
4 – Estados Unidos eua 1
eua 2
- Quando um único jogador marca três gols na mesma partida, dizemos que ele marcou umhat-trick ("truque da cartola", em tradução literal do inglês). Um jogador da seleção dos Estados Unidos marcou o primeiro hat-trick da história das Copas do Mundo. Foi logo na primeira edição do torneio, em 1930, no Uruguai, quando o americano Bert Patenaude fez os três gols da vitória sobre o Paraguai.
  • GRUPO H
1 – Bélgica belgica 1
belgica 2
- Segundo as casas de apostas e a opinião de especialistas, a Bélgica tem um time forte e tem tudo para ser a grande surpresa da Copa de 2014. Mas essa não é a única coisa surpreendente sobre a seleção belga… Mesmo sem grande tradição no esporte, eles ostentam um título que o Brasil nunca conquistou no futebol: a medalha de ouro olímpica (conquistada em 1920, quando o torneio foi sediado pela própria Bélgica).
2 – Argélia argelia 1
argelia 2
- Os argelinos surpreenderam o mundo com uma vitória sobre a poderosíssima Alemanha Ocidental por 2 a 1, na Copa de 1982, realizada na Espanha.
3 – Rússia russia 1
russia 2
- Lá na parte de cima do post, eu contei que o camaronense Roger Milla foi o jogador mais velho da história a marcar um gol numa Copa do Mundo, na derrota contra a Rússia por 6 a 1, em 94. Mas as curiosidades dessa partida não acabam por aí: dos 6 gols marcados pelos russos, o jogador Oleg Salenko marcou 5. Até hoje ele é o único a conseguir esse feito. Salenko ainda terminou a competição como o artilheiro daquela edição com 6 gols, ao lado do búlgaro Stoichkov.
4 – Coreia do Sul coreia 1
coreia 2
- Segundo historiadores, a Coreia do Sul já praticava algo parecido com o futebol antes mesmo dos ingleses inventarem o esporte. Há dois mil anos, os coreanos chutavam bolas em um esporte conhecido como chuk-guk. Mas na prática, essa tradição milenar não ajudou os coreanos em Copas do Mundo…
Uma dessas 32 seleções vai levantar a taça no dia 13 de julho, no Maracanã… E aí, qual é o seu palpite? Será que vem zebra, ou alguma potência vai confirmar seu favoritismo?
taça

0 Response to "32 curiosidades das 32 seleções da Copa de 2014"

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.