
A Alemanha trabalha com o fator psicológico para não deixar cair o seu nível de jogo após uma estreia contundente – com vitória por 4 a 0 sobre Portugal. Ciente de que uma competição de tiro curto como a Copa do Mundo é recheada de surpresas, o técnico Joachim Löw preza pela concentração de seus jogadores para obter o segundo triunfo consecutivo, desta vez contra Gana, neste sábado, em Fortaleza.
A última Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, serve de lição para que os germânicos se aproximem o quanto antes da classificação para as oitavas de final. Na ocasião, os alemães estrearam com a mesma goleada por 4 a 0, só que diante da Austrália. Na sequência, quando se esperava mais uma boa exibição, veio a derrota por 1 a 0 para a Sérvia, gol de Jovanovic.
Em 2008, pela Eurocopa, já com Löw no comando, a Alemanha também tropeçou na segunda rodada ao ser superada pela Croácia por 1 a 0 e quase comprometeu a sua ida à fase seguinte. Na estreia, havia vencido a Polônia por 2 a 0. O treinador garante que a equipe está calejada com a situação e preparada para vencer novamente na Copa do Mundo deste ano.
- Do ponto de vista psicológico, mesmo depois de uma boa partida no início, temos que continuar atentos. Nós já vimos isso em 2010 e 2008, depois de ganhar a primeira partida e perder a segunda. Sabemos que não existe facilidade e a seriedade é máxima.
O próprio Mundial que está em seu desenrolar já apontou favoritos em maus lençóis na segunda rodada depois de uma estreia satisfatória e com três pontos garantidos. Brasil e Itália são a prova disso. O assunto foi tratado na coletiva de Löw.

Em relação a enfrentar adversários africanos em Copas do Mundo, a Alemanha tem ampla vantagem. Foram seis partidas até aqui, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O insucesso foi diante da Argélia, na estreia alemã no Mundial de 1982: 2 a 1. Na última Copa, os alemães enfrentaram a seleção de Gana na rodada final da primeira fase e venceram pela contagem mínima, com gol de Ozil.
O confronto deste sábado em Fortaleza será o terceiro entre as seleções na história. Além do já citado jogo em 2010, houve um amistoso em 1993, em Bochum, com impiedosa goleada germânica por 6 a 1, depois de ir para o intervalo atrás no marcador. Apesar do retrospecto, o volante Khedira ressaltou as qualidades do rival deste fim de semana.
- Temos a experiência ganharmos o primeiro jogo e achar que vamos enfrentar um time mais fraco no segundo e isso provocar um resultado ruim. Portanto, estamos em alerta, altamente concentrados no jogo. Gana é uma seleção africana, são atletas de condicionamento físico forte. Temos de utilizar táticas diferentes. Contra Portugal foi bom, mas temos que ser rápidos e ir para a frente e definir a nosso favor – declarou o jogador do Real Madrid.
0 Response to "Para evitar maldição da segunda rodada, Alemanha foca no adversário"
Postar um comentário
Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.