Ainda é cedo? Galo já começa a mexer na calculadora, pensando em libertadores e título


Com início fulminante, Atlético-MG já começa a fazer contas

O Galo vem cumprindo bem o seu papel no Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG está com tudo, isso é indiscutível. Líder isolado, com o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor aproveitamento como mandante e visitante, melhor série invicta, time que conquistou mais vitórias consecutivas e recordista no brasileirão de pontos corridos. Dão ao Galo o poder de pegar a calculadora e começar a fazer contas para um futuro brilhante.

Depois de somar 31 pontos em 12 jogos, o Atlético-MG agora pode trabalhar com a meta de conquistar 42 pontos em 78 a serem disputados (26 jogos restantes). Desta forma, a equipe de Cuca fecharia as 38 rodadas com 73 pontos. Um vice-campeão nunca passou dos 72 na “era dos pontos corridos” com 20 clubes.

Alerta histórico

Alcançar aproveitamento ligeiramente superior a 50% dos pontos não parece ser tarefa tão difícil. Mas, em Campeonatos Brasileiros, o nível de disputa é elevado e vale um alerta para o Galo.

O Atlético, desde 2003, nunca terminou o Brasileirão com rendimento igual ou maior que 54%, necessário hoje para ficar com a taça. Em 2003, ano de melhor aproveitamento do clube nos “pontos corridos”, a equipe alvinegra teve aproveitamento de 52%.

O grupo alvinegro mantém os pés no chão. "Não ganhamos nada ainda. Temos muitos jogos pela frente. É manter essa pegada e essa dedicação, porque, se Deus quiser, vamos colher frutos lá no final", afirma Danilinho.

A chance dos matemáticos

A atual campanha do time de Cuca anima os matemáticos especializados em futebol brasileiro. Segundo Tristão Garcia, do site Infobola, o Galo tem 54% de chance de conquistar o título, contra 27% do segundo lugar Vasco.

Para o departamento de matemática da UFMG, a chance alvinegra é de 40%, contra 25% do Vasco.

Projeção para o título
Bruno Cantini/Atlético
- Vice nunca passou de 72 pontos. Ou seja, 73 pode garantir o título
- Atlético precisa de 42 pontos em 78 a serem disputados – aproveitamento de 54%
- São 14 vitórias em 26 jogos (13 jogos em casa, 13 jogos fora)
- Aproveitamento de Cuca no Galo: 63,6%

Pontuação dos “pontos corridos” com 20 clubes:

2011
Campeão: Corinthians (71 pontos)
Vice: Vasco (69 pontos)

2010
Campeão: Fluminense (71 pontos)
Vice: Cruzeiro (69 pontos)

2009
Campeão: Flamengo (67 pontos)
Vice: Internacional (65 pontos)

2008
Campeão: São Paulo (75 pontos)
Vice: Grêmio (72 pontos)

2007
Campeão: São Paulo (77 pontos)
Vice: Santos (62 pontos)

2006
Campeão: São Paulo (78 pontos)
Vice: Internacional (69 pontos)



Por: Jason, Belo Horizonte
Fonte: Portal UAI
Twitter: @JasonAtleticano

0 Response to "Ainda é cedo? Galo já começa a mexer na calculadora, pensando em libertadores e título"

Postar um comentário

Não serão permitidas palavras de baixo calão, xingamentos e palavrões. Sendo assim, os comentários passarão pelos administradores, antes de serem publicados.